quarta-feira, 22 de março de 2017

Olimpíadas de Robótica - primeiro dia



A FIRST Global organiza todos os anos um desafio internacional de robótica com o objectivo de despertar a paixão pela Ciência,Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) entre os jovens. 

A First, criou uma estrutura para um desafio de robótica ao estilo "olímpico", onde cada equipa representa uma nação. Todas as equipas que participam neste  evento  global estão unidas pela competição mas também pela amizade e fraternidade. Por isso se chamam Olimpíadas de Robótica. 

Os alunos, entre os 15 e os 18 anos, estão envolvidos numa competição que os leva a perceber a aplicabilidade daquilo que aprenderam ao longo dos anos nas suas Escolas, da Matemática às Línguas, da Mecânica à Electrónica, todas as disciplinas são importantes quando se trata de resolver problemas. São mais mais de 140 nações que vão viajar para Washington, DC, em Julho, para participar nas Olimpíadas de Robótica. 


Moçambique também participa! A equipa do Programa Criando o Cientista Moçambicano do Amanhã, do MCTESTP, é responsável por esta iniciativa e toda a operação é financiada pelo Banco Mundial.

A equipa de Moçambique está a ser preparada através de uma formação intensiva que decorre no Instituto Industrial de Maputo e que se irá estender até Julho próximo. São mais de dez estudantes da Escola Secundária Estrela Vermelha e do Instituto Industrial de Maputo que estão em formação, para que no final sejam seleccionados três. Os Professores de ambas as Escolas apoiam e treinam todos os alunos desta grande equipa. A formação é apoia por outros especialistas de empresas e universidades.



A formação tem por objectivo aumentar o conhecimento dos alunos nas áreas de STEM e permitir que estes alunos possam levar o mais longe possível o nome de Moçambique.


Honestamente, esperamos que eles se possam tornar a próxima geração de Cientistas e que, aprendendo a trabalhar em equipa, possam resolver alguns dos problemas do nosso Mundo. 

Certo, é que a equipa seleccionada terá uma história para contar e uma missão para realizar.

Hoje foi o primeiro dia! Vamos contar muitas histórias acerca desta iniciativa!

Sem comentários:

Enviar um comentário