terça-feira, 21 de março de 2017

Dia Mundial da Água - Desperdício de Água

A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. A gestão dos recursos de água tem impacto em vários sectores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afectam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.
Foto: Sapo Notícias

Em Moçambique 

As comemorações do Dia Mundial da Água este ano terão como lema: “Águas Residuais - com enfoque no desenvolvimento sustentável” em reconhecimento da sua importância na economia circular e sua gestão segura como um investimento eficiente na saúde dos seres humanos e dos ecossistemas. Segundo a UN-Water, mais de 663 milhões de pessoas, não tem acesso a àgua potável. Esta situação é mais dramática na região da África subsariana, onde o crescimento populacional está a impulsionar a procura de água e a acelerar a degradação dos recursos hídricos. Nesta região de África, mais de um quarto da população gasta mais de meia hora por ida e volta para colectar água, o que tem graves implicações para mulheres e crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 115 pessoas morrem em África a cada hora devido a doenças relacionadas com a falta de saneamento, falta de higiene e água contaminada. A falta de acesso a água potável e saneamento ainda mata mais crianças do que a malária, o sarampo e o HIV / SIDA combinados.

E uma das metas dos ODS é garantir que todos tenham acesso a àgua potável até 2030, tornando a água um tema-chave na luta contra a erradicação da pobreza extrema. Deste modo, é pertinente o investimento em medidas que considerem as condições climáticas actuais e futuras, bem como as tendências no uso da água em diferentes esferas e tecnologias de purificação da água, utilização racional e gestão da água de forma sustentável.

A complexidade técnica, económica, social, legal e ambiental do sector de águas em Moçambique exige o fortalecimento do papel da ciência e da tecnologia, e em particular para a aquisição e desenvolvimento de conhecimento, pesquisa e transferência de tecnologias para resolução dos problemas.

Neste contexto, o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, através do Instituto de Investigação em Águas (IIA), realiza uma palestra alusiva às comemorações do dia mundial da água, subordinado ao tema: “Águas residuais, seu impacto para a manutenção da vida e do Meio Ambiente”

A Palestra irá decorrer, nas instalações do Instituto de Formação de Professores Eduardo Mondlane, na Cidade de Xai-Xai, Província de Gaza, no dia 22 de Março de 2017, das 09 às 15:00 horas. 
(Contactar Roda Nuvunga Luís – Directora do Instituto de Investigação em Águas.)


Sem comentários:

Enviar um comentário