terça-feira, 14 de março de 2017

Microbiologia: viagem ao mundo invisível (Parte II)


Continuando a viagem ao mundo invisível, no qual se foca a Microbiologia, iniciada com a Parasitologia e a Bacteriologia, seguimos agora com a Micologia.

A Micologia é a parte da Microbiologia que se dedica ao estudo dos fungos. Os fungos podem ser unicelulares, e nesse caso são chamados de leveduras, ou multicelulares. Não obstante poderem ser causadores de doença para o Homem, plantas e animais, os fungos têm extrema importância e são inúmeras as suas aplicações, a saber:

- Alimento: o fungo (cogumelo) propriamente dito pode servir de alimento, as leveduras são vulgarmente utilizadas para o fabrico de bebidas alcoólicas (por exemplo, cerveja) e alimentos fermentados.

- Agricultura: as micorrizas são uma associação simbiótica entre fungos e as raízes de algumas espécies de plantas. Esta associação é benéfica para a planta na medida em que as hifas dos fungos ajudam na captura de água e sais minerais do solo. No entanto, os fungos podem ser devastadores para a agricultura. Em 2015, foram reportados casos de infecção de plantações de bananeiras Cavendish, especialmente no norte de Moçambique. Neste caso, o fungo Tropical Race 4 afecta o tecido vascular da planta, impedindo que ela se alimente e acabe por morrer, podendo assim destruir plantações inteiras, muitas das quais são o único meio de subsistência de pequenos agricultores.

- Saúde: no que diz respeito à saúde, os fungos podem ser encarados como estando dos dois lados de uma guerra – a doença. Se por um lado são causadores de doenças que podem afectar o Homem, as plantas e animais, por outro lado, alguns fungos produzem compostos que são capazes de combater doenças causadas por bactérias.

                                              Alexander Fleming (1881-1955)

É incontornável falar de fungos e não falar de Alexander Fleming, médico, farmacologista, biólogo e botânico britânico. Fleming é o exemplo mais emblemático de como devemos sempre estar despertos para o que nos rodeia. A descoberta que lhe valeu um prémio Nobel, dizem muitos, foi fruto do acaso. Eu diria que foi fruto de uma mente extremamente observadora e curiosa. 

Tendo saído de viagem, Fleming deixou no seu laboratório algumas placas com uma bactéria, Staphylococcus aureus. Sendo as placas velhas, o mais natural era que as deitasse ao lixo. Contudo, Fleming observou-as e reparou um fenómeno estranho numa delas. 

Existia "qualquer coisa" que inibia o crescimento da dita bactéria. Essa "qualquer coisa" veio então mais tarde a revelar-se ser a penicilina, um composto produzido por um fungo, Penincilum notatum. A penicilina é um antibiótico, produzido por um fungo, que salvou milhares de vidas durante a II Guerra mundial (1939-1945).

Sem comentários:

Enviar um comentário