quarta-feira, 15 de março de 2017

É a semana de conhecer o cérebro!

Comemora-se esta semana, de 13 a 19 de Março, por todo o mundo, a Semana Internacional do Cérebro. Esta comemoração é uma iniciativa da "Dana Alliance for Brain Initiatives", e tem como principais objectivos divulgar os avanços conseguidos na investigação do cérebro e educar o público sobre o cérebro e as potencialidades da sua investigação. Esta é já a 22ª edição desta iniciativa e mais de 700 eventos, espalhados pelo globo, levam o as questões associadas ao cérebro até ao cidadão comum.

Brain Awareness Week, da Dana Alliance for Brain Initiatives

O cérebro humano pesa cerca de 1,3kg, apenas 2% do peso corporal, mas sozinho recebe ¼ do sangue bombeado pelo coração. Tem uma cor acinzentada, superfície em sulcos e estrutura gelatinosa. É protegido pelas meninges e pelo crânio.

O cérebro divide-se em duas grandes partes: o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. O hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, linguagem, análise… O Hemisfério direito é artístico, sendo responsável pela pensamento simbólico, criatividade, imaginação… Os hemisférios dividem-se ao longo da fissura inter-hemisférica ou sagital, no fundo da qual se encontra o corpo caloso, responsável pela conexão entre os hemisférios.

O cérebro é constituído por tecido nervoso. Este tecido, altamente especializado, possui dois grandes tipos de células: os neurónios (Fig. 2), responsáveis pelos impulsos nervosos, e as células da glia, cujo papel vai para além de apenas sustentar, nutrir e proteger os neurónios.

Estudos recentes indicam que o cérebro humano é constituído por cerca de 86.000.000.000 de neurónios e bem menos células da glia do que se acreditava até então, “apenas” entre 40.000.000.000 e 130.000.000.000, constituindo uma complexa rede de células, que comunicam ativamente entre si.

Fig. 2. Esquema simples de um neurónio

A distribuição destas células no cérebro faz com que este apresente dois tipos de substância: mais à superfície, a substância cinzenta, onde se localizam os núcleos dos neurónios, e a substância branca mais central e constituída pelos prolongamentos dos neurónios, os axónios, cobertos de mielina, substância que facilita a transmissão dos impulsos nervosos.

A substância cinzenta, que constitui o córtex cerebral, divide-se em lobos, nomeadamente nos lobos frontal, parietal, temporal e occipital, que possuem os mesmos nomes dos ossos do crânio que os cobrem. Cada uma destas áreas apresenta funções diferentes e específicas. O lobo frontal é responsável pelas ações e movimento (córtex motor) e pelo pensamento abstracto, enquanto os restantes se ocupam do tratamento das percepções recolhidas pelos nossos órgãos dos sentidos.

Fig. 3. Funções distribuídas pelo cérebro

Ambos os hemisférios apresentam um córtex motor ao nível do lobo frontal. O córtex motor do hemisfério direito controla a parte esquerda do corpo e o córtex motor do hemisfério esquerdo controla a parte direita do corpo.

O cérebro controla a fome, a sede, o movimento, a temperatura do corpo, permite que comuniquemos das mais diversas formas, torna-nos seres criativos, que resolvem desafios e ultrapassam barreiras. Contudo, o cérebro tem fraquezas, também ele é assolado por inúmeras doenças, que colocam em causa o seu funcionamento óptimo, e nós próprios como humanos.

Doenças neuro degenerativas, como a doença de Alzheimer ou a doença de Parkinson, doenças vasculares, como o acidente vascular cerebral, e infecções, como as meningites, são alguns dos exemplos de doenças que afectam o cérebro. Em Moçambique, as doenças neurológicas são uma das três principais causas de morte.

Assim, é essencial conhecer melhor o nosso cérebro, promover a investigação das suas potencialidades, bem como da melhor forma de combate às suas fraquezas. A importância deste órgão justifica que, pelo menos, durante uma semana no ano, façamos um esforço para o conhecer melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário