terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

EquaMat@moz – Competição Moçambicana de Matemática


As questões relacionadas com o insucesso escolar, em particular na disciplina de Matemática, estão a ganhar peso e a gerar preocupação em todo o Mundo, Moçambique não é excepção e enfrenta hoje uma dramática situação de falta de interesse por esta disciplina que tem repercussões nas escolhas futuras de cursos tecnológicos e de ciências naturais. São afectados sobretudo os cursos de Engenharia, Ciências básicas e os Cursos Técnico Profissionais. Conhecer as suas causas, por um lado, e encontrar formas de inverter este ciclo, por outro, é uma prioridade nacional no domínio da Educação, mas não só, esta preocupação deve estender-se ás Empresas e às Universidades.
Precisamos de encontrar outras formas de Ensinar e Aprender. Precisamos de dar a conhecer de forma lúdica, por exemplo, a disciplina de Matemática. 
Foi com este propósito que nasceu em 1989 o Projecto Matemática Ensino na Universidade de Aveiro (PmatE) em Portugal. Tem como vectores de desenvolvimento os modelos geradores de questões com asserções a que os alunos têm que indicar o seu valor lógico, sendo que todas as questões podem ser falsas, verdadeira ou misto das duas. 
Os modelos geradores de questões são modelos de exercícios que se concretizam através de parâmetros, permitindo gerar sempre novas questões a cada interacção com o sistema. Assim modelada, esta aplicação serve sobretudo: o diagnóstico, a competição e a avaliação (parcial), sendo que a mais interessante é a sua característica de jogo. A EquaMat, o primeiro jogo saído deste projecto, atraiu milhares de alunos e em 2003 ultrapassa fronteiras e chega a Moçambique através da EQUAmat@moz. 
A EquaMat@mz é uma competição nacional de Matemática que utiliza as ferramentas informáticas existentes, computadores e a internet, e com conteúdos do programa escolar moçambicano. Esta competição envolveu ao longo dos anos milhares de alunos e levou alguns destes a competir internacionalmente.

Este sucesso em termos de participação de alunos deve-se sobretudo à envolvência dos professores da disciplina de Matemática, à forma lúdica e atractiva como são apresentados os conteúdos escolares e ao formato de jogo. A EquaMat@moz torna a disciplina de Matemática mais atraente, permitindo formar alunos participativos, críticos e confiantes no modo como lidam com esta disciplina.

De 2003 até hoje, muito evolui em Moçambique em termos da disponibilidade da Internet e do número de computadores instalados no Pais, nas Escolas, mas também nas Universidades e Empresas que sempre colaboram com este projecto.
Este é um projecto que se revê com o valor mais altor da Educação – a Equidade. A utilização da Internet e a solidariedade de Empresas e Universidades colocam os alunos do Ensino Secundário de todo o País a competir ao mesmo nível. A exigência e a preocupação com a inclusão de todos os alunos, a criação de uma mentalidade que valorize o esforço e respeite os ritmos de aprendizagem dos alunos são os objectivos que estão por detrás desta competição, permitindo uma aprendizagem mais atractiva e interactiva das matérias leccionadas.
As Formações de Professores em torno da EquaMat@moz têm um factor de impacto muito grande já que a par da necessária formação far-se-ão competições locais de modo a promover a competição. São um dos momentos mais importantes do trabalho de preparação para as Competição, por forma a cimentar os conhecimentos adquiridos e estimular a aprendizagem, não só da disciplina em questão mas também das novas tecnologias, ferramenta fundamental para a realização destas actividades.
Os alunos vão poder treinar na Plataforma Edu@moz, que obedece a uma fase de registo. Os professores acompanham os alunos das suas escolas aos respectivos Centros e procedem ao esclarecimento das dúvidas.
Toda esta envolvência gera um interesse e um entusiasmo muito grande em torno da Matemática. É sem dúvida um enorme sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário