terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

11 de Fevereiro - Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Este dia é uma oportunidade para que todos tomem uma posição a favor das meninas e mulheres na Ciência.
As meninas continuam a enfrentar estereótipos e restrições sociais e culturais, que limitam seu acesso à educação, impedindo-as de desenvolver carreiras científicas e de realizar todo o seu potencial. 
As mulheres continuam sendo minoria na investigação e na tomada de decisões na área da ciência. Isso lança uma sombra sobre todos os esforços para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre Mudança Climática – sendo que ambos destacam os papéis-chave da igualdade de género e da ciência.
Ao mesmo tempo, meninas e mulheres suportam os fardos mais pesados da pobreza e da desigualdade – elas estão nas linhas de frente da mudança climática, incluindo os desastres resultantes de riscos naturais. 
A obtenção de progressos significativos deve começar com os direitos e a dignidade das mulheres, por meio do estímulo à sua criatividade.
Aqui ficam algumas, apenas algumas, das poucas mulheres que deixaram sua marca na evolução da Ciência: 
Hildegard de Bingen (1098-1179) Durante a idade média, as mulheres tinham acesso à formação nos conventos e foi como abadessa que Hildegard de Bingen (ou santa Hildegard, para a igreja anglicana) escreveu livros sobre botânica e medicina. As suas habilidades de médica eram conhecidas e frequentemente confundidas com milagres. 
Maria Gaetana Agnesi (1718-1799) A matemática espanhola descobriu uma solução para equações que ainda hoje se usam. É ela a autora do primeiro livro de álgebra escrito por uma mulher. Também foi a primeira a ser convidada para ser professora de matemática numa universidade. 
Ada Lovelace (1815 -1852) Ada é a primeira mulher a trabalhar em Algoritmos, tendo desenvolvido o seu trabalho em motores analíticos – a ferramenta que baseou a invenção dos primeiros computadores.  
Elizabeth Arden (1884- 1966)  Formada em enfermagem, começou sua carreira criando cremes para queimaduras na sua cozinha, usando leite e gordura. E assim nascia a Elizabeth Arden, uma das mais valiosas empresas de cosméticos da actualidade. 
Marie Curie (1867 – 1934)  Madame Curie é famosa pelos seus trabalhos pioneiros sobre a radioatividade, pela descoberta dos elementos polônio e rádio e por conseguir isolar isótopos destes elementos. Foi a primeira mulher a ganhar um Nobel e a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com o prémio: a primeira vez em Química, em 1903, e a segunda em física, em 1911. 
Florence Sabin (1871-1953) Florence é conhecida como “a primeira-dama da ciência americana” – ela estudou os sistemas linfático e imunológico do corpo humano. Tornou-se a primeira mulher a ganhar uma cátedra na Academia Nacional de Ciência dos EUA. 
Virginia Apgar (1909 -1974) É a criadora da Escala de Apgar, exame que avalia recém-nascidos em seus primeiros momentos de vida, e que, desde então, diminuiu as taxas de mortalidade infantil. Especialista em anestesia, ela também descobriu que algumas substâncias usadas como anestésico durante o parto acabavam prejudicando o bebê. 

Sem comentários:

Enviar um comentário