sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Ciência e Desenvolvimento Sustentável

A preocupação com o ser humano e seu destino deve constituir sempre o interesse principal de todos os esforços técnicos... nunca se esqueçam disso nos vossos diagramas e equações, Albert Einstein (1879 – 1955).

Esta citação adequa-se ao momento que vivemos – colocar o Homem e as suas aspirações, de conhecimento e de bem-estar, em primeiro lugar sem o qual não conseguiremos “encontrar” o Futuro da Humanidade.

A Ciência e da Tecnologia é um dos mais extraordinários empreendimentos da Humanidade e o Mundo em que vivemos. É o resultado do progresso científico do conhecimento e das aplicações tecnológicas resultantes.

A nossa sociedade moderna e industrializada assenta na disponibilização de avanços tecnológicos e ao longo do tempo tem vindo a ser criada a expectativa de que um dia estará disponível para todos. No mundo industrializado estes avanços possibilitaram a produção de alimentos, a segurança alimentar, a saúde e o bem-estar individual e colectivo, caracterizado pelo apoio às crianças e aos idosos, mas também um aumento do consumo descontrolado. O reflexo de todo este desenvolvimento nos países em desenvolvimento possibilitou, apenas, a melhoria dos sistemas preventivos de saúde e uma relativa segurança alimentar tendo como consequência o aumento das taxas de crescimento populacional. Curiosamente estes são dois aspectos – os altos padrões de consumo e as altas taxas de crescimento populacional – que maior contributo têm para o desgaste ambiental acelerado em que vivemos.

Numa perspectiva pouco pensada deste problema somos levados a pensar que esta pressão ambiental é fruto do avanço da Ciência e da Tecnologia, sendo esta responsável por todos estes problemas com que o mundo se depara. Mas é exactamente o contrário! Os problemas actuais advêm da pouca e má utilização da Ciência e da Tecnologia.

O desenvolvimento sustentável do ambiente passa por recuperar, ou não destruir, o património natural, preservar os ecossistemas e definir políticas para o uso racional dos recursos que permita maximizar o seu uso e o seu aproveitamento sócio-económico.

Como conciliar todos estes conceitos de forma a criar uma política geral que privilegie a segurança, o bem-estar das pessoas e que acomode nela todos os seus anseios de uma vida melhor? 

É evidente que tudo passa por uma radical transformação do nosso modelo de vida baseado no desperdício, no consumo e numa visão do lucro máximo no mínimo tempo possível. Qual é, então, o papel da Ciência e Tecnologia na construção de um desenvolvimento sustentável?

Ciência, Técnica e Desenvolvimento

Precisamos de investigar mais, saber mais, divulgar mais e construir novas ferramentas com as quais se possam descobrir novos caminhos seguros e sustentáveis. A melhoria do meio ambiente, a insistente e determinada política que conduza à eliminação da pobreza, a redução do crescimento populacional e outras formas de produzir bens e serviços que a Sociedade considera importantes acabam por estar ligados. O desenvolvimento futuro da Humanidade deve permitir o progresso sustentável e equitativo, tendo a comunidade científica um papel preponderante nestes desígnios.
A constante deterioração do meio ambiente através da poluição do ar, da água e do solo, o desflorestamento, que Moçambique também conhece, quase descontrolado tem consequências dramáticas para as populações mais desprotegidas e manifesta-se a nível global.

Tudo isto existe, há muitos anos, nos modelos e nos escritos dos Cientistas que foram muito pouco escutados pela Sociedade e em particular pela classe política mundial.

A consciência científica pública começa agora a despertar quando existe uma perda visível e irreversível da biodiversidade, a necessidade de redução dos gases poluentes porque provoca doenças e mal-estar geral, o aumento do efeito estufa e o aumento do nível do mar, o avanço dos desertos com a perda da parte superior do solo e a poluição generalizada das ruas e das praias pelos resíduos das grandes cidades que não param de crescer.

É certo, agora, na consciência pública que as actividades humanas produzem mudanças sérias, globais e permanentes. A comunidade científica desenvolveu teorias, conjecturas, projecções e modelos que de uma forma ou de outra previam este desfecho.

Problemas Globais respostas Internacionais

A consciência pública e os governos dedicam agora grande parte tempo ao meio ambiente global e ao impacto das actividades humanas sobre este. Mas não é só tempo que é gasto, a comunidade internacional despende avultadas quantias de dinheiro para prevenir e atenuar o mau planeamento de décadas que acabou por colocar as populações em risco.

Nem tudo são mudanças climatéricas, a maior parte dos desastres que vão acontecer são resultados de mau planeamento. Os cientistas há muito que vinham avisando que não se podem destruir as barreiras naturais, como as dunas, que o mangal é precioso para conter a subida das águas e a salinização dos solos e que estas zonas não deviam ser usadas para construções. O não cumprimento destas indicações tem agora as suas consequências dramáticas. A comunidade científica tem a responsabilidade de fornecer informações precisas acerca da situação e meios para monitorar as mudanças que vêm ocorrendo devido ao aumento crescente das actividades humanas.
Os cientistas têm à sua disposição instrumentos poderosos tais como satélites de observação terrestre, navios oceanográficos, computadores para armazenar e criar complexos modelos com base no conhecimento científico actual. Mas muito há para fazer. É necessário modelar a Natureza de modo a prever, reduzir as incerteza e fornecer conjecturas do seu comportamento. É este o caminho que a humanidade vai percorrer.

Todo este trabalho científico necessita de ser apoiado! Os problemas que enfrentamos são de natureza global e exigem um esforço internacional.

Para os Países em Desenvolvimento, como Moçambique, esta é uma oportunidade de desenvolver a sua Ciência e Tecnologia, formar os seus Investigadores, os grupos de investigação multidisciplinares e transdisciplinares e cooperar com os grandes centros de investigação. Sem nunca esquecer a Divulgação Científica com vista à criação de uma cultura Científica generalizada.
A comunidade científica está consciente que o estudo científico das mudanças globais não representa a totalidade dos esforços necessários para atingir metas importantes de Desenvolvimento Sustentável. O mais importante é a transformação das mentalidades e da sociedade.

É na Sociedade que se devem operar as necessárias movimentações de consciência social que levem ao desenvolvimento sustentável, sendo para isso necessário estabelecer pontes de diálogo e trabalho com todos. Engenheiros, Cientistas, Comerciantes, Industriais todas as organizações governamentais e não-governamentais que actuam directamente na sociedade devem trabalhar neste grande empreendimento de transformação social.

Sem comentários:

Enviar um comentário