quinta-feira, 21 de setembro de 2017

SENTIR.COM - Exposição interactiva C&T











Composta por dez módulos interactivos que, num conjunto coerente!e de forma apelativa e lúdica, permitem a familiarização com os fundamentos científicos de várias formas de comunicar, em relação com os 5 sentidos.

Uma exposição interactiva itinerante que se destina ao público escolar, mas está também adequada ao público adulto, fomentando o diálogo à volta da Ciência.
Pode visitar a Exposição no Museu de História Natural, Maputo, Moçambique.

Comunicação visual
  1. Módulo em que se explora a emissão e a detecção de radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhos, em relação com todo o espectro electromagnético. Efeitos de luz polarizada, na gama do visível. Relações tecnológicas com a transmissão electromagnética dos nossos dias e com a comunicação visual no mundo animal.
  2. Módulo em que se usam filtros, em relação com o fenómeno da cor e com a visão quer no homem quer noutros animais.
  3. Módulo em que se usam lentes e olhos simulados, numa introdução à física e fisiologia da imagem nos olhos dos vertebrados e noutros animais. Defeitos de visão, máquina fotográfica e outras aplicações.
Comunicação sonora
  1. Módulo sobre a natureza dos sons, infra sons e ultrasons, em estreita relação com a comunicação entre animais. Relações tecnológicas.
  2. Módulo sobre as relações entre a música e a matemática, duas linguagens universais.
  3. Módulo em que se usa um ouvido simulado, numa introdução à fisiologia da audição nos humanos e noutros seres. O meio material e a transmissão do som.
Comunicação táctil
  1. Módulo sobre sensações tácteis em geral, incluindo a sensação de dor e as sensações de frio e quente.
  2. Módulo sobre o código de Braille e relações com outros códigos de comunicação, em especial o código binário e suas aplicações tecnológicas.
Comunicação química
  1. Módulo sobre a química e a biologia do cheiro nos humanos. Relações com comunicação e orientação noutros animais. Percepção de riscos.
  2. Módulo sobre o gosto, com identificação de sabores e interacção com o sentido do olfacto.
... com Soraia Amaro.

Sem comentários:

Enviar um comentário