quinta-feira, 2 de agosto de 2018

IV Bienal STEM+L


21, 22 e 23 de Agosto de 2018
Anfiteatro da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática
Universidade Pedagógica
A Bienal STEM+L – aprendizagem da Ciência, Tecnologias, Engenharia e Matemática, na Língua em que nos une, pretende ser um espaço de encontro de educadores, cientistas, decisores políticos e da comunidade em geral, atentos à importância da Educação, em particular da Ciência, Engenharia, Tecnologia e Matemática, sem descurar as questões essenciais da Língua, para o Desenvolvimento.
As temáticas escolhidas para esta iniciativa são de inquestionável centralidade, desde logo por constituírem áreas basilares do conhecimento e do desenvolvimento intelectual e social; e de uma grande actualidade, pelo facto de se terem tornado alvo da opinião pública e dos media, num momento em que se questionam as aprendizagens dos estudantes e a qualidade e a exigência do ensino que lhes é oferecido.
É por isso da maior acutilância académica e relevo social a sua realização com o objectivo de discutir plataformas que sustentem novos ambientes de aprendizagem e suas aplicações, que permitam explorar, de forma inovadora e partilhada em rede, o potencial pedagógico e didáctico da tecnologia, com vista a melhorar o processo de ensino-aprendizagem nos diferentes países.
Objectivo Geral
A Bienal tem por objectivo global contribuir para o desenvolvimento de competências dos docentes no ensino e na aprendizagem de STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e na Língua , reforçando a coesão, a cooperação e o intercâmbio de experiências dos docentes oriundos dos vários países e diferentes realidades.
O recurso às novas tecnologias de comunicação, o acesso a novas formas de informação e colaboração à distância são uma oportunidade que, cada vez mais, se coloca aos agentes de ensino, independentemente do espaço geográfico em que se encontram, sendo necessário avaliar e definir estratégias que deem resposta a esta nova realidade por forma a aproveitarmos, todos, as virtualidades destas tecnologias.
Este evento pretende também envolver os agentes de ensino nesta realidade, desenvolvendo-lhes competências que propiciem o acesso e o uso das novas ferramentas de comunicação e informação.
Deste modo, a Bienal STEM+L, constitui-se como um veículo de partilha de experiências e com vista à melhoria da qualidade do sistema de ensino e de aprendizagem, construindo pontes entre profissionais e instituições dos diversos países presentes.
Aspectos fundamentais
  • Discussão com vista a uma melhoria do ensino das áreas de STEM, sem descurar a Língua de Comunicação.
  • Desenvolvimento de estratégias que reforcem os aspectos técnicos e pedagógicos do ensino/aprendizagem, a inovação, as redes de aprendizagem e as comunidades virtuais.
  • Aquisição de uma visão global do estado da arte, bem como promoção da discussão em torno do potencial pedagógico e didáctico da tecnologia para uma melhor aprendizagem das Ciências e da Língua.
  • Promoção e divulgação do conhecimento científico e estreitamento de laços entre profissionais e instituições dos vários países participantes.
E como a Ciência é para todos e todos devem ter oportunidade de participar a entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário