terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Ciência, Grafeno e os ODS





O antigo Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, apostado em dar um novo impulso a esta organização apresenta o relatório do milénio, “Nós, os Povos, as Nações Unidas do Século XXI”, que posteriormente, é aprovada pelos Chefes de Estado e de Governo e que ficou conhecida como a Declaração do Milénio.

Nesta declaração, um dos temas aborda o “Desenvolvimento e erradicação da pobreza” e daí surgem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. A ideia era fantástica! Consistia em estabelecer uma parceria entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, tendo em vista o desenvolvimento e a eliminação da pobreza.

Os objectivos, que não eram fáceis de alcançar, eram estes: reduzir a pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino primário universal; promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria mundial para o desenvolvimento. Uma ideia fantástica para todos, mas sobretudo para os Países mais pobres.

O mundo está cheio de ideias fantásticas, que não deram resultados! Esta é uma delas.

Só não é de todo verdade, porque acabou por chamar atenção do Mundo para estes problemas mencionados sob a forma de objectivo, mas para problemas ainda maiores que todos vamos ter que enfrentar, como, por exemplo, as questões dos ciclos climáticos que têm tido graves repercussões na vida das pessoas mais vulneráveis.

Quinze anos passados e a ONU definiu os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para atingir, à escala global, até 2030. Este conjunto de metas tem o nome de Agenda 2030 e é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo. Sendo que agora a ideia é criar um novo Modelo Global que acabe com a pobreza, que promova a prosperidade e o bem-estar de todos, que proteja o ambiente e que combata as alterações climáticas.

Parecem metas muito mais difíceis de atingir. Dificilmente em 2030, todos estes problemas estarão completamente resolvidos ou com soluções à vista. Esta agenda incluí questões muito importantes, principalmente em Países Africanos, como o acesso a água limpa, o acesso aos cuidados de saúde ou o acesso a uma educação de qualidade.

Esta Agenda obriga a ser criativo e encontrar soluções que sejam escaláveis e que se integrem no Modelo que se pretende criar. Daí que a Ciência não possa, nem deva ficar de fora desta Agenda. 

Entre muitos outros contributos da Ciência, gostaria de falar no grafeno como uma contribuição para alcançar algumas destas metas.O grafeno é um novo material que que tem despertado o interesse nas mais diversas áreas do conhecimento, devido às suas excelentes propriedades físico-químicas, mecânicas, térmicas, eléctricas e ópticas e que pode ser utilizado em inúmeras aplicações.

É um material dos mais revolucionários da indústria tecnológica e promete ser uma verdadeira mais valia para o futuro da humanidade. Para além de ser flexível, impermeável e transparente, o grafeno consegue ser mais duro que o aço, mais fino que um fio de cabelo e melhor condutor de electricidade que o cobre.

O grafeno é constituído por uma camada extremamente fina de grafite, a mesma que está nos lápis e nos diamantes, com uma organização dos átomos numa estrutura particular.

São vários problemas do nosso quotidiano em que este material tem uma enorme vantagem. Os cientistas desenvolveram um filtro composto por óxido de grafeno que ajuda a filtrar a água do mar. Alguns estudos afirmam que estes conseguem filtrar químicos, vírus ou qualquer bactéria presente nos líquidos, conseguindo assim purificar a água.
Na Saúde, onde há milhões de pessoas sem acesso cuidados de saúde, o grafeno torna-se extremamente importante para substituir partes do corpo humano que requerem ligações a órgãos ou nervos. No melhor aproveitamento da energia solar, onde há estudos que apontam o grafeno como uma forma transformar qualquer plataforma numa fonte de energia eléctrica.

Muitas mais são as respostas que podem ser dadas apenas por este material, em muitas e diferentes áreas. Mas existem muitas outras investigações e muitos outros materiais que podem dar uma resposta mais eficaz, mais barata e mais abrangente e, assim, possibilitar a aproximação das metas da Agenda 2030.

O grafeno é apenas mais um material fantástico!

Sem comentários:

Enviar um comentário