terça-feira, 2 de janeiro de 2018

258Science - primeiro aniversário.

Com a chegada de 2018 surge, também, o primeiro aniversário do blog 258Science. É um projecto moçambicano de Comunicação de Ciência, da responsabilidade da Osuwela, que ao longo deste ano publicou mais de sessenta textos sobre Ciência e Tecnologia de vários autores.

Este blog tem um impacto surpreendente! Tivemos mais de 5.000 leitores este ano, sendo que destes cerca de 2.400 são moçambicanos. Os restantes são de outros países tão surpreendentes como o longínquo Botão.

A título de exemplo, na semana entre 26 de Dezembro de 2017 e 2 Janeiro de 2018, tivemos leitores da Rússia, Moçambique, Estados Unidos, Hungria, Portugal e Ucrânia.  


Para um blog onde os textos são maioritariamente escritos em Língua Portuguesa não deixa de ser curioso.

Ao longo de um ano estes foram o número de visitantes por Países, com Moçambique em grande destaque. 


É uma aposta ganha! A ideia central deste projecto era que cada vez mais moçambicanos se interessassem por Ciência e Tecnologia e foi exactamente o que aconteceu. O que ilustra que havendo material disponível e de fácil acesso os leitores não faltam.

No dia em que sabemos que a população moçambicana é mais de 27 milhões de pessoas, na sua maioria jovens, é tempo de continuar a investir na qualificação profissional, na geração de emprego e na Ciência, como forma de desenvolvimento.  Não é fácil para um País desta dimensão, muito jovem (pouco mais de 40 anos), fazer tudo isto. O desenvolvimento é sempre muito mais lento do que o gostaríamos de ver acontecer. Mas estão aí, à vista de todos, os investimentos na industria extractiva, agricultura, pescas, industria transformadora e infra-estruturas. É preciso que tudo isto seja acompanhado por projectos de Ciência que gerem inovação e melhorem todos os aspectos da produção e de qualificação de novas gerações.

Esta é a nossa muito modesta contribuição para que a Ciência, em particular a Comunicação de Ciência, ganhe um espaço de relevo e que cada vez mais jovens se interessem por ela.

Um agradecimento muito especial a todos os autores do blog que dedicaram parte do seu tempo na escrita de interessantes artigos que tanto enriquecem este espaço. Contamos convosco em 2018!

BOM ANO NOVO, Juntos pela Ciência! 

Sem comentários:

Enviar um comentário