sábado, 6 de abril de 2019

Doutoramentos e Gênero


No ano passado, foram atribuídos 78.778  doutoramentos nos Estados Unidos,  destes 53% são mulheres. Essa percentagem é recorde e 2017 marca o nono ano consecutivo em que as mulheres conquistam a maioria dos doutoramentos nas universidades dos EUA, segundo o relatório do CGS / GRE Graduate Enrollment & Degrees: 2007-2017, do Conselho de Escolas de Pós-Graduação.

O gráfico que ilustra esta notícia fornece uma visão geral da situação entre os diferentes temas abordados no relatório. Na Administração Pública e Serviços (75,6%), Ciências da Saúde (70,3%) e Educação (68,8%), as mulheres representaram a grande maioria dos doutoramentos. Sendo que as amulheres também  estão na frente noutras áreas, incluindo Ciências Sociais e Comportamentais e Artes e Humanidades.

No entanto, na arass de STEM, os homens ainda são a maioria. Em Engenharia, os homens representaram 76,6% do total de graduados, juntamente com 74,9% para Ciências Matemáticas e de Computação e 65,9% para Ciências Físicas e da Terra.

A situação em Moçambique é muito diferente. São muito poucos os doutorados para um número muito grande de Universidades e, salvo raras excepções, ainda não existem programas de doutoramento. Situação que urge corrigir nas políticas para o desenvolvimento da ciência, em particular em STEM.

No caso das mulheres em STEM esta situação agrava-se ainda mais, sendo necessário desenvolver um profundo trabalho de base ao nivel do ensino básico no sentido de atrair mais meninas para as ciências.

Sem comentários:

Enviar um comentário