Maputo |
Moçambique | 17 a 21 de agosto de 2020 | OSUWELA
A Bienal STEM+L – aprendizagem da Ciência, Tecnologias,
Engenharia e Matemática, na Língua em que nos une, pretende ser um espaço de
encontro de educadores, cientistas, decisores políticos e da comunidade em
geral, atentos à importância da Educação, em particular da Ciência, Engenharia,
Tecnologia e Matemática, no espaço e na língua da Lusofonia.
A cada edição, as temáticas escolhidas procuram manter a sua
inquestionável centralidade, sobretudo num momento em que se questionam as
aprendizagens dos estudantes e a qualidade e a exigência do ensino que lhes é
oferecido. É, por isso, da maior acutilância
académica e relevo social a sua realização com o objectivo de discutir
plataformas que sustentem novos ambientes de aprendizagem e suas aplicações,
que permitam explorar, de forma inovadora e partilhada em rede, o potencial
pedagógico e didáctico da tecnologia, com vista a melhorar o processo de
ensino-aprendizagem nos diferentes países.
A importância das áreas de STEM, com especial relevância num
contexto de Desenvolvimento, merece um debate intenso por forma a fomentar
novas práticas, dinâmicas e criativas, que possam ser uma mais-valia no
contexto lusófono. A troca de experiências e boas práticas é fundamental para
acelerar as mudanças necessárias às abordagens formal e não formal do ensino
destas áreas.
Objectivo Geral
A Bienal tem por objectivo global contribuir para o
desenvolvimento de competências dos docentes no ensino e na aprendizagem de
STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e da Língua, enquanto área
de investigação e docência mas também como elo de ligação entre comunidades.
Deste modo, a Bienal STEM+L constitui-se como um veículo de
partilha de experiências e com vista à melhoria da qualidade do sistema de
ensino e de aprendizagem, construindo pontes entre profissionais e instituições
dos diversos países presentes. O objectivo passa por reforçar a cooperação e o
intercâmbio de experiências dos docentes oriundos de diferentes países e
diferentes realidades, com as consequentes diferenças nas abordagens a estas
temáticas.
Este evento pretende também envolver os agentes de ensino
num conjunto de metodologias associadas às novas tecnologias e formas de
comunicação, apoiando o desenvolvimento de competências que propiciem o acesso
e o uso das novas ferramentas de comunicação e informação.
A quinta edição da Bienal STEM+L – aprendizagem da Ciência,
Tecnologias, Engenharia e Matemática, na Língua em que nos une, em 2020, marca
ainda o lançamento da Revista STEM+L, um veículo para artigos e case studies
que exploram estas temáticas.
Aspectos fundamentais
Discussão com vista a uma melhoria do ensino das áreas de
STEM, sem descurar a Língua de Comunicação.
Desenvolvimento de estratégias que reforcem os aspectos
técnicos e pedagógicos do ensino/aprendizagem, a inovação, as redes de
aprendizagem e as comunidades virtuais.
Aquisição de uma visão global do estado da arte, bem como
promoção da discussão em torno do potencial pedagógico e didáctico da
tecnologia para uma melhor aprendizagem das Ciências e da Língua.
Promoção e divulgação do conhecimento científico e
estreitamento de laços entre profissionais e instituições dos vários países
participantes, com vista a criar sinergias e relações de futuro.
Sobre a Bienal
As quatro edições da Bienal realizadas em Moçambique (2007),
Cabo Verde (2009), São Tomé e Príncipe (2011) e Moçambique (2018) procuraram
contribuir para o desenvolvimento da qualidade do ensino através da análise de
experiências alicerçadas em diferentes contextos e realidades, sempre com o
objectivo de estabelecer quadros de boas práticas.
Na verdade, a elevada participação atingida, a sua qualidade
e as expectativas e os anseios demonstrados pelos participantes, foram a razão
fundamental para a sua continuidade. Desta forma, desde 2018 Moçambique
assumiu-se como país anfitrião, assumindo a organização das edições futuras.
Para a classe docente, este encontro constitui-se como uma
oportunidade de contactar com novos projectos, actividades, estudos e recursos,
e como ponto de partida para a reflexão e incorporação destes conceitos na sua
prática pedagógica. Paralelamente às comunicações principais, decorrem
workshops e acções de formação diversas.
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