terça-feira, 4 de setembro de 2018

Começaram hoje as CNC2018


As questões do insucesso escolar, em particular nas disciplinas de Ciências Naturais e Matemática, estão na ordem do dia, conhecer as suas causas e encontrar formas de as combater é uma prioridade para todos os professores e investigadores em todos os graus de ensino.
De hoje até dia 6 de Setembro milhares de alunos competem nas CNC2018

Jogar para aprender

Nas Competições Nacionais de Ciência (CNC), exploram-se as áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) de forma lúdica, o que torna as disciplinas mais atraentes, permitindo formar alunos participativos, críticos e confiantes no modo como lidam com estas matérias.

A exigência, e a preocupação com a inclusão de todos os alunos, a criação de uma mentalidade que valorize o esforço e respeite os ritmos de aprendizagem dos alunos são os objectivos que estão por detrás desta competição, permitindo uma aprendizagem mais atractiva e interactiva das matérias leccionadas.

A história das CNC confunde-se com a história do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, que desde 2003, dinamiza esta forma de aprender. São muitos anos e durante todos estes anos, apenas com ligeiros interregnos, as EquaMat estiveram no ar!

Também se pretende difundir o uso da Internet como ferramenta de aprendizagem e a utilização dos meios de comunicação disponíveis, já que agora todos devem usar o e-mail para aceder à plataforma edumoz.net, que é uma plataforma informática que suporta as Competições Nacionais de Ciência em Moçambique.

Esta é uma iniciativa da Osuwela, com o apoio do Programa Cientista Moçambicano do Amanhã do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, financiada pelo Banco Mundial.

Ver tudo neste sítio 
----
A EquaMat@moz nasceu em 2003, em Moçambique, por iniciativa do Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro e é uma competição nacional de Matemática que utiliza as ferramentas informáticas existentes e adapta os conteúdos ao programa escolar moçambicano.

Sem comentários:

Enviar um comentário